O TRANSPORTE PUBLICO E OS DESAFIOS DE UMA TARIFA ZERO

Palmínio Altimari Filho, é engenheiro

 formado pela UNIMEP e ex prefeito de Rio Claro

O MDB, Movimento Democrático Brasileiro, partido que já governou Rio Claro de forma exitosa recentemente, coloca agora, em outros patamares, a discussão de uma ideia plausível, para diminuir as desigualdades sociais no Brasil, na capital de são Paulo e, espero, aqui também em rio claro. O da implementação da tarifa zero para as viagens nos ônibus urbanos. A ideia não é nova, mas vem dos anos 1980, sugerida pela então prefeita de São Paulo Luísa Erundina e abraçada agora, pelo novo gestor da capital Paulista, Ricardo Nunes e pelo presidente nacional do nosso partido, o deputado federal Baleia Rossi.

O tema já é pratica em várias cidades brasileiras, como Caucaia, no Ceara e municípios paulistas, como Artur Nogueira, entre outros. E vem como medida importante e estratégica que não é novidade nas políticas públicas de vários governos e diferentes partidos no Brasil. Se já temos um SUS, Serviço Único de Saúde que procura diminuir as imensas desigualdades sociais na área da saúde; se já temos sistemas municipais e estaduais de escolas públicas e gratuitas a milhões de alunos, qual a dificuldade ou quais os limites para iniciarmos no Brasil, em São Paulo e mesmo aqui em Rio Claro, a ideia da tarifa zero para os ônibus que transportam as pessoas de casa ao trabalho  no município ?

O assunto começa a ser discutido desde os parâmetros legais para o seu financiamento e funcionamento, passando pelas alternativas de apoio das empresas que pagam pelo vale transporte ,cobranças por quilometragem controlada até alternativas como o aumento de passageiros – já confirmados pelas cidades que adotam o modelo – fazendo até com que diminua o transito de veículos e movidos a combustíveis fósseis e minimizando com isso a poluição em nossas cidades, menores, medias ou maiores, como São Paulo.

Na semana que passou, o MDB resolveu botar o assunto na mesa, nos trabalhos da Comissão de Transição do governo e tem recebido apoios diversos e importantes para leva-la adiante. Uma das tantas necessárias para que se elimine o imenso abismo social na nossa sociedade e favoreça, especialmente, os mais pobres. Uma das marcas decisivas da campanha eleitoral deste ano.

Rio Claro e as demais cidades da Região Metropolitana de Piracicaba não podem ficar fora dessa discussão e, embora eficiente, o nosso sistema público de transporte precisa de investimentos milionários por parte dos Municípios, que, com apoio das sociedades produtivas regionais, poderiam contribuir de forma decisiva para que o vale-transporte e outros tipos de financiamento, pudessem ser absorvidos pela indústria, o comércio, os prestadores de serviços e também pelos usuários das nossas vias públicas, com seus carros que andam nas nossas ruas, semáforos, fiscalização, entre outros serviços demandados pelos munícipes. O engajamento dos poderes legislativos locais e sindicatos de trabalhadores também serão necessários para que sejam construídas as bases legais para uma medida necessária e importante para superar o abismo social que existe em nossos municípios e no país em favor das classes trabalhadoras.

Que Piracicaba, como cidade líder da nossa região, também possa ser sensível a essa causa, são os meus sinceros desejos.