Herculano Passos: Escolas Públicas poderão oferecer atividades de escotismo aos finais de semana

Projeto é de autoria do deputado federal Herculano Passos (MDB/SP) e visa promover, na comunidade escolar, valores como amizade, responsabilidade, honra, lealdade, coragem, presteza, autoconfiança, disciplina e respeito pela natureza.

Na era dos tablets e videogames, muitas vezes, pode ser difícil para os pais tirarem os filhos de casa. Mas a ação e aventura dos games podem estar em um tipo de atividade criada há muitos anos e que até hoje encanta crianças e jovens pelo mundo: o escotismo.

Em 1907, o britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, promoveu um acampamento para ensinar a um grupo de jovens conceitos de primeiros socorros, observação da natureza, segurança e orientação. Nascia ali o Movimento Escoteiro, que, atualmente conta com mais de 80 mil participantes, em 1.150 grupos, só no Brasil.

Agora, o deputado federal Herculano Passos (MDB/SP) que levar esse movimento para dentro das escolas de todo o país. Neste mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial do Escoteiro, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 2300/2019, para inserir a prática do escotismo nas unidades públicas de ensino fundamental e médio. Conforme o texto, a proposta é que a prática seja oferecida aos finais de semana e em dias sem atividades escolares, com a participação opcional dos alunos.

Já há uma lei no Estado de São Paulo com o mesmo objetivo. “O Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Estaduais foi instituído em São Paulo pela Lei nº 16.304/2016, de autoria da deputada estadual Rita Passos. Nós queremos agora ampliá-la para que isso possa ser implantado no país inteiro, beneficiando milhões de crianças e jovens”, explicou Herculano.

O parlamentar ainda ressalta que, ao oferecer espaço apropriado para as atividades dos escoteiros, as escolas recebem, em contrapartida, a oportunidade de promover, na comunidade escolar, valores como amizade, responsabilidade, honra, lealdade, coragem, presteza, autoconfiança, disciplina e respeito pela natureza.

No texto do Projeto, o deputado esclarece que o propósito do movimento escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. “A prática do escotismo, no âmbito da vida escolar, pode oferecer às nossas crianças e aos nossos jovens, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, uma nova perspectiva de vida”, finalizou.

A proposta está aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados, que definirá por quais comissões ela irá tramitar.

ASCOM HP

Leave a Reply

Your email address will not be published.