Gustavo Reis prepara transição na RMC e vira nome forte do MDB em São Paulo

Gustavo Reis prepara transição na RMC e vira nome forte do MDB em São Paulo

Em entrevista exclusiva ao Hora Campinas, prefeito de Jaguariúna fala sobre a sua saúde, sobre os feitos de sua gestão e sobre política

O prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis, entra em 2024 em seu último mandato à frente do Executivo municipal. Está, ainda, a poucas semanas de deixar o comando do bloco regional. Gustavo Reis sairá de ambas as funções fortalecido e cacifado para voos maiores.

A cidade que governa há 7 anos ininterruptamente tem sido referência nacional em projetos de inovação e de gestão pública, triunfos devidamente reconhecidos por premiações importantes. Vale citar, entre outros, o Prêmio Band Cidades, que avalia as melhores gestões públicas do Brasil. “A gestão que dá certo é Jaguariúna”, resume, sobre a premiação que encheu de orgulho toda a Administração da cidade.

Para Gustavo Reis, o segredo do sucesso é “montar um bom time, uma boa equipe”, além de estruturar a Administração com processos ordenados, boa saúde financeira do caixa e ótimas ideias de políticas públicas.

Registre-se também, em relação às conquistas recentes do Município, o primeiro lugar no Anciti Awards, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). O prêmio tem o objetivo de reconhecer e homenagear as cidades e iniciativas que lideram a inovação nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e inovação.

Vale destacar prêmios e reconhecimentos na categoria Melhor Perfomance da Educação Pública, o selo Município VerdeAzul obtido pela 13ª vez, a Cidade Amiga dos Idosos e a Cidade Amiga dos Animais.

É com este legado de boa gestão, pelo menos até aqui, que Gustavo sairá da Prefeitura de Jaguariúna. Além disso, ele está prestes a deixar o comando da RMC. Ao Hora Campinas, ele revelou, em primeira mão, que conduzirá a transição a partir de fevereiro. O prefeito vai chamar um novo processo de escolha, após ficar por quatro mandatos à frente do bloco regional. “Tenho um carinho especial pela RMC. Nenhum prefeito ficou mais do que dois mandatos à frente. Eu estou completando o quarto. Provavelmente em fevereiro e março farei a transição para o próximo presidente”, revelou.

Sobre seu futuro político, Reis não adiantou nenhum cargo que esteja mirando, mas é natural que o Parlamento seja um caminho natural.

As eleições legislativas só ocorrem em 2026. Sua boa performance dentro do MDB, legenda na qual tem proximidade com expoentes como Baleia Rossi (deputado federal e presidente nacional do partido) e Simone Tebet (ministra do Planejamento, com quem teve bastante afinidade nas eleições de 2022) o cacifa a voos mais longínquos.

Gustavo Reis é o presidente nacional dos prefeitos, vice-prefeitos, prefeitas e vice-prefeitas do MDB e integra o Conselho de Ética do MDB nacional.

“Fui prefeito três vezes, quatro mandatos incluindo o de vereador. Acho que isso me capacita a voos maiores. Eu sinto uma necessidade muito grande da Região Metropolitana de Campinas de representantes”, sinaliza.

“Hoje o MDB está muito afinado com o governo do Estado. O MDB é base. Se houver um convite do partido ou do governo para ocupar um espaço dentro do Executivo, a gente está à disposição do partido. Se houver um convite, eu sou um dos quadro do partido, hoje no Estado de São Paulo, à disposição. Mas isso é demanda do nosso presidente, Baleia Rossi, nosso grande líder”, descreve.

Na entrevista que concedeu na semana passada, Gustavo externou sua visão sobre Lula e Tarcísio, falou sobre os grandes projetos regionais, admitiu incômodo com os episódios de falta d’água na cidade (embora reiterasse que a gestão buscou encarar o problema) e contou mais detalhes da cirurgia coronariana a que se submeteu em maio. Falou ainda da atenção que tem dado à pressão e aos batimentos cardíacos.

E revelou as alegrias e tristezas de 2023.

Entre os dissabores, está o rebaixamento à Série B de seu Santos, clube pelo qual é apaixonado. Em seu Gabinete, está uma foto do Rei Pelé e de Gustavo, cabeça a cabeça, equilibrando uma bola. Uma visita que o maior jogador de todos os tempos fez a Jaguariúna quando Gustavo governava a cidade em seu primeiro mandato.