Entrevista: Nunes põe empregos, creches e segurança como metas para ‘manter economia vibrante’ em SP

Entrevista: Nunes põe empregos, creches e segurança como metas para ‘manter economia vibrante’ em SP

Nunes põe empregos, creches e segurança como metas para ‘manter economia vibrante’ em SP

Em entrevista ao R7, prefeito também confirmou estudo para ampliar a isenção da tarifa de ônibus a todos os dias da semana
SÃO PAULO | Isabelle Amaral, do R7.

Ricardo Nunes estuda tarifa zero em ônibus
Ricardo

O desemprego na cidade de São Paulo atingiu 7% no terceiro trimestre, a menor taxa desde 2015, segundo dados da própria prefeitura. Em entrevista exclusiva ao R7, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) revelou que a meta é gerar mais vagas de trabalho no ano que vem.

Além do mercado de trabalho, o chefe do Executivo municipal também indicou como objetivos ampliar o número de vagas em creches, melhorar a segurança pública e isentar a população da tarifa de ônibus para além do domingo, em todos os dias da semana — ainda em estudo.

O prefeito contou, também, que pretende ampliar ainda mais as vagas nas creches, porque, além da importância da educação e do desenvolvimento das crianças, é necessário pensar nas mães, que vão poder trabalhar e deixar os filhos na escola.

O foco é continuar crescendo na questão da economia, porque, quando você tem uma economia vibrante como a que estamos conseguindo agora, você consegue gerar emprego, renda, e isso traz oportunidade às pessoas”, afirmou

O prefeito contou, também, que pretende ampliar ainda mais as

Nunes afirmou que é fundamental investir mais em segurança, tanto para a população em geral quanto para questões jurídicas, “para tornar São Paulo um lugar em que empresários desejem manter e abrir suas empresas”.

“Só de 2021 para cá, 43 mil empresas que já existiam em outros estados e municípios vieram para São Paulo e abriram novas 341 mil empresas. O empresário, o empreendedor só vai para uma cidade se ela tem segurança jurídica e infraestrutura para poder desenvolver-se”, explicou.

Ainda segundo Nunes, esses avanços trazem uma maior arrecadação. “Mesmo que eu diminua os impostos, arrecado mais e tenho condições de devolver para a sociedade obras e serviços. Vamos tornando a nossa sociedade cada dia melhor”, concluiu.

Ônibus de graça

Nunes durante lançamento do programa tarifa zero
Nunes durante lançamento do programa tarifa zero

O programa tarifa zero, exclusivamente aos domingos nos coletivos municipais entrou em vigor no último dia 17, data em que a capital paulista registrou aumento de 35% no número de passageiros em relação a domingos anteriores.

O número de usuários aumentou de 2,2 milhões para quase 3 milhões, o que ultrapassou a média que era registrada antes da pandemia.

Qualquer pessoa pode usar os ônibus da maior cidade do país gratuitamente aos domingos. O prefeito confirmou que estuda a possibilidade de tornar o transporte gratuito em todos os dias da semana, embora “não seja possível por enquanto”. No ano passado, a cidade arrecadou R$ 5 bilhões com o transporte público, revelou o gestor municipal.

Sobre a questão do aumento da tarifa de trens e metrô, Nunes afirmou que já sabia e que está alinhado com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas que o acréscimo do preço do transporte sobre trilhos não impacta o valor da passagem dos ônibus municipais.